Valerá a pena ser Professor...?

sábado, novembro 04, 2006

O Diabo dos Números...


Uma das grandes dificuldades dos alunos é a interpretação de problemas. Talvez passe pelo facto dos alunos não lerem... Vamos, então, dar início à nossa leitura!
Comecei por perguntar aos alunos se gostavam de ler. Obtive variadas respostas, entre as quais “é uma seca”, “não gosto nada de ler”, “eu gosto”...
Preparei, em power-point, um excerto do Diabo dos Números onde todos participaram, inclusivé nós professores. Foi muito engraçado porque criámos um bom ambiente de leitura, ainda para mais, leitura matemática...
Os alunos gostaram! E, mais importante, entenderam o que leram!

21.Outubro.2006

5 Comments:

Blogger Jorge said...

Eu já li o diabo dos números, não foi todo, mas já li uma boa parte e gostei. As veses as coisas mais confusas são as que fazem mais sentido. Gostava de ter um para mim, dá muito jeito, lol.
Eu também achei graça que o título desta obra pode ter várias interpretações, para várias personagens do texto.
O Diabo dos Números, uma personagem, ou O Diabo dos Números, que dá a entender que os números são um "diabo".

ASS.: Jorge Fernandes

13/12/06 4:51 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

caro Jorge
Parece que O Diabo está esgotado enão se prevê nova edição.
Na biblioteca da Escola existe um exemplar. Pode ser que, senão houver vontade de alguma editora, se faça uma "piratariazinha".

13/12/06 9:16 da tarde

 
Blogger mada said...

Pois é, Jorge é um diabo... ou és um diabinho!
Eu gosto dos números (sou prof de matemática) mas gosto ainda mais de ver e de acompanhar as pessoas a sentir prazer na exploração das coisas, sejam elas números ou letras, ou ideias, de que tu és um grande apreciador, acho eu.
E agora para estas estagiárias (e seu orientador) parabéns pela assinalável actividade reflexiva que por aqui mostram. Não deixem de ter essa postura em tudo... Mesmo que não fiquem colocadas nos tempos mais próximos, a atitude educativa e essencialmente reflexiva e de prazer em ajudar outros a aprender pode ser exercida em qualquer local ou contexto de trabalho. A nossa vida é um constante aprender e acompanhar outros na aprendizagem, por isso considerem este vosso ano como um bom espaço de crescimento vosso como pessoas que é o essencial da questão de formação (acho eu e tenho a certeza que o vosso profesor também). E os vossos alunos também devem reconhecer e sentir afinidade com essa vossa postura, se não não acontecia esta de haver alunos que vêm visitar o vosso blog e até comentam alguns posts da forma como o Jorge o faz.
Parabéns a todos

14/12/06 3:00 da tarde

 
Blogger Rosalina Simão Nunes said...

quando os alunos tornarem a dizer que não gostam de ler, pergunte se já leram alguma vez um livro...

é quase garantido que a resposta será negativa.

portanto, o aluno não pode saber que não gosta.

a função do professor tem de ser proporcionar ao aluno a oportunidade de ler...um livro.

o power point pode servir de estímulo, mas não deve ser o fim.

:)

14/12/06 8:07 da tarde

 
Blogger Unknown said...

Pois é , as pessoas dizem que a matemática é um dos problemas da vida da pessoa,antes eu axava sim que era deus me livre ,mais quando eu fui estudando mesmo viir que também não era isso tudo não.Foi até que eu passei na Olimpiada de Matematica ,meus pontos foram lá em ciima .
beiijos :)

30/3/09 8:01 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home